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Nota

D. W. Griffith: O Nascimento de Uma Nação e o Nascimento do Cinema Moderno

Em todos os campos de atividade humanas existem aqueles indivíduos cujo trabalho engloba tudo o que veio antes deles. Estas são pessoas cujo trabalho redefine o âmbito das suas áreas para as gerações futuras. Tudo o que for feito depois é medido em referência, e depende de, o trabalho destes indivíduos. No campo do Cinema D. W. Griffith foi uma destas pessoas.

O seu épico de três horas O Nascimento de Uma Nação, conta a história da Guerra Civil em si. Relata o assassinato de Abraham Lincoln e a ascensão do KKK (Ku Klux Klan), retratando as vidas de duas famílias que viveram esta experiencia. A história é contada de uma forma que nunca antes tinha sido feito. D. W. Griffith expandiu os limites da “arte de contar histórias no ecrã prateado”, relatando uma história bastante rica e complicada.

Usando as técnicas ao seu dispor Griffith procurou evocar uma resposta emocional no espectador. Ele começou a transformar este meio emergente de um ofício, para uma Arte. As fundações para o tipo de cinema que você e eu vimos hoje, tinham sido colocadas.

Como é que isto foi feito? Parte da razão é que em O Nascimento de Uma Nação D. W. Griffith introduziu as seguintes inovações, muitas das quais tornando- se características regulares do cinema:

  • uso de cartões de titulo ornamentados
  • uma banda sonora com composição original levada a cabo por uma orquestra
  • introdução de trabalho fotográfico noturno (usando fogachos de magnésio)
  • uso de paisagens naturais como pano de fundo
  • uso definitivo da técnica “still shot
  • trajes elaborados, de forma a recriar autenticidade histórica e exatidão
  • muitas cenas filmadas de variados e múltiplos ângulos
  • uso da técnica cinematográfica ‘iris’ (expandir ou contrair as mascas circulares, para mostrar e abrir a cena, ou fechar e ocultar parte de uma imagem)
  • o uso de ação paralela e de edição numa sequência
  • uso extensivo de “color tinting” (tingimento com cor) para obter efeitos dramáticos ou psicológicos
  • o uso efectivo de aproximações de camara, em ecrã completo, para revelar expressões intimas
  • intercâmbios entre familiares bastante intimas e lindamente construídas
  • o uso de breves descrições (vinhetas) vistas em ‘balões’ ou “iris shots”, numa porção do ecrã escurecida
  • o uso das técnicas “fade out” e “cameo profile”- perfil de camafeu (uma aproximação media frente a um fundo desfocado)
  • o uso da técnica “lap dissolve” para misturar, ou trocar de uma imagem para outra
  • filmagem a partir de ângulos altos e uso abundante de filmagens panorâmicas de longa distância
  • dramatização de acontecimentos históricos numa historia comovente
  • cenas de batalha impressionantes e bem encenadas, utilizando centenas de figurantes (utilizados de forma a parecerem milhares
  • uso de “cross cutting” extensivo entre duas cenas de forma a criar um efeito- montagem e gerar entusiasmo e suspense
  • contar a historia de uma forma polida, com um desenvolvimento progressivo do filme, rumo a um clímax dramático

Estas inovações tiveram como resultado um filme de aparência bastante genuíno e autêntico. Um filme de qualidade quase “documentário”, que reconstruiu uma época turbulenta de uma forma vivida. Estudiosoa do cinema concordam que O Nascimento de Uma Nação é o filme mais importante e fundamental de todo tempo, na história cinematográfica Americana. A importância de Griffith para o cinema Amenricano pode ser resumida nas seguintes duas citações:

Charlie Chaplin chamou-o

“O Professor de todos Nos”

Orson Welles afirmou que

“Nenhuma cidade, nenhuma indústria, nenhuma profissão, nenhuma forma de arte deve tanto a um único homem”.

Numa próxima visita ao cinema, tente ver quantas das suas inovações consegue reconhecer. Depois imagine ver o mesmo filme sem nenhuma delas! Penso que irá concordar que a historia de certeza não seria tão divertida, nem tão empolgante.

Quer saber mais sobre D. W. Griffith e o seu trabalho? Veja os seguintes links:

The Birth of A Nation (O Nascimento de Uma Nação): Filme no Domínio Público disponível, entre outros, no website www.archive.org.

Visions of Light (Visões de Luz): Um documentário de 1992 que contempla a arte cinematográfica desde a sua conceção. Muitos cineastas e cinematógrafos apresentam os seus pontos de visão e analisam porque a arte cinematográfica é tao importante no processo de “fazer um filme”.

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