Your browser (Internet Explorer 6) is out of date. It has known security flaws and may not display all features of this and other websites. Learn how to update your browser.
X
Nota

“Bem-Estar” é simplesmente “Estar Bem”: uma introdução á Vida saudável.

“Bem-Estar”? O que é isso?

Todos os anos são publicados milhares de livros sobre Saúde, Bem-Estar e Fitness. Muitos parecem ter bons fundamentos mas também vimos muitas perspectivas distintas e por vezes contraditórias. Qual é a perspectiva certa? Que abordagem seguir? Há tanta informação!

Tenho explorado algumas destas perspectivas e vejo que o bem-estar pode ser visto como o resultado dum intercâmbio entre três factores: Alimentação, Exercício e, Attitude.

Uma correcta alimentação é essencial para a Saúde. Porem, isto é uma área onde há muita discordância. Açúcar faz mal? O que é que engorda? Como posso perder peso? A resposta é a adopção de um regime alimentar que tenha uma boa fundação científica, que seja adequado as suas necessidades. Alguns exemplos que vou analisar muito brevemente incluem as Dietas DASH, TLC, Mayo Clinic, Mediterrânica, Vegetariana, entre outras.

Todos sabemos que o exercício físico é um dos alicerces de uma vida saudável, por trazer inúmeras vantagens para o organismo. As pessoas frequentemente lamentam-se, e afirmam que gostariam de treinar mas que não tem tempo, ou que o ginásio é muito caro. Por vezes tais afirmações são mais desculpas do que razoes validas.

O que quis dizer com “Atitude”? Um dos maiores problemas resultantes da correria do dia á dia é o stress. Descontrolado pode afectar todos os aspectos da sua vida. Não deixe que o stress tome “controlo do volante”! Como combater esta ameaça silenciosa e por vezes invisível? Uma das formas é através da meditação. Sei que usar essa palavra traz consigo ideia de pessoas esquisitas sentados de forma esquisita a murmurar coisas esquisitas. Proponho algo muito mas simples, um refúgio temporário da confusão, durante uns minutos. Poderá não parecer importante mas estas práticas produzem resultados positivos para a saúde que já foram comprovados inúmeras vezes.

Venha comigo! Terei, todas as semanas varias sugestões para destas áreas. Posso contar consigo?

Leave a comment  

name*

email*

website

Submit comment