Your browser (Internet Explorer 6) is out of date. It has known security flaws and may not display all features of this and other websites. Learn how to update your browser.
X
Aparte

Cultura e Costumes de Angola: 2ª Parte – Mascaras e Esculturas Côkwe

Olá de novo a todos! Vamos continuar nossa exploração da Arte Angolana, examinando a influência Côkwe. O reino Côkwe subiu ao poder durante o século XIX, principalmente por causa do lucrativo comércio de marfim, cera, borracha com os Portugueses. Além de proporcionar riqueza, essas mesmas matérias-primas foram usados ​​pelos Côkwe para criar artefactos funcionais que depois eram transformados em objectos de prestígio. A importância de influência Côkwe pode ser visto nos seguintes factos: Arte Côkwe é muito procurado em todo o mundo e; muitos outros grupos étnicos em Angola foram fortemente influenciados pela arte Côkwe. Dois tipos de objectos de Arte que são particularmente representativos da abordagem Côkwe são as máscaras e esculturas.

Máscaras Côkwe

O esculpir de Máscaras é uma das mais populares formas de arte tradicional em Angola. Máscaras Angolanas são de vários tipos e de diferentes formas, tamanhos e qualidade artística. As máscaras são muitas vezes esculpidas em madeira, bronze e outros metais, e geralmente representam a ideia de descendência, clã ou antepassados ​​da família; divindades; figuras mitológicas, e até mesmo animais.

Estas máscaras não se destinam a serem meramente decorativas. Acreditava-se que possuíam grandes poderes mágicos e, portanto, deviam apenas ser usadas por pessoas designadas, normalmente homens, após uma iniciação adequada ou rito de indução, ter sido realizada. Acreditava-se que o portador da máscara estava em comunhão com o mundo espiritual das divindades e antepassados ​​falecidos representados pela máscara. As máscaras eram então usadas em cerimônias de iniciação, como cura, a circuncisão, fertilidade e os ritos da puberdade.

Alguns dos exemplos mais conhecidos de Máscaras Chokwe são a Máscara de Mwana Pwo e a Mascara de Chihongo. A Máscara de Mwana Pwo (a jovem solteira) representa o ancestral feminino. Esta máscara era usada em rituais de puberdade e fertilidade. Tradicionalmente era usado por bailarinos vestidos como mulheres e com seios falsos. A máscara de madeira tem uma aparência facial que representa uma pessoa falecida. Sua escarificação facial é um símbolo da dor da morte, porque Mwana Pwo foi dita ter morrido jovem. A máscara é adornada com pérolas, cruzes na testa, e outros ornamentos. Embora o ritual Côkwe fosse realizada por homens, a sua Máscara era considerada como uma encarnação da beleza feminina, que concedia a fertilidade ás mulheres e a prosperidade ao povo em geral.

O companheiro de Mwana Pwo é a Máscara de Cihongo (espírito da riqueza). A máscara Cihongo é bastante differente. Ao contrário da característica expressão quase esquelética da máscara Pwo, a mascara Cihongo ostenta uma expressão feroz com boca larga, elaborados dentes brancos pintados, e barba horizontal exagerado. Esta máscara, que é esculpida em madeira, e usado exclusivamente por um chefe ou os seus filhos. A Máscara representa a idade, riqueza e, principalmente, poder e autoridade.

As máscaras Côkwe não representam apenas rostos humanos. Há também várias máscaras que retratam animais. As máscaras de animais são bastante populares porque os animais frequentemente tem um lugar de destaque na mitologia de muitos grupos angolanos. Mascaras retratando antílopes, búfalos, elefantes, zebras, macacos, leopardos, porcos, rinocerontes, babuínos, cobras, lagartos são comuns. Estas máscaras, esculpidas em madeira e em metal, são belas peças de arte que, também serviam principalmente, como objectos rituais em diferentes tipos de cerimônias, tais como ritos de iniciação.

Isto mostra que as artes e ofícios tradicionais de Angola têm relações históricas com a cultura de seu povo. A Arte não existia apenas para o valor estético. A arte era sagrada. Foi parte integrante dos rituais e outras cerimônias tradicionais e festivais. Na Angola moderna, uma nova ênfase esta sendo colocada sobre o valor estético da arte. Arte tornou-se objecto de museu e exposições de galeria.

Escultura Côkwe

O Côkwe são escultores particularmente adeptos, que produziram algumas das esculturas mais famosas, assim como objectos cotidianos ornamentados. Essas estátuas são normalmente esculpidas em madeira maciça e por vezes adornados com metais decorativos. Exemplos típicos incluem estátuas de figuras reais, tais como reis, rainhas e nobres; poderosos guerreiros; caçadores e curandeiros; músicos e dançarinos; ancestrais e divindades; e seres míticos.

Outra prova da importância da influência Côkwe sobre arte angolana é o caso particular da estátua ” o Pensador“. O Pensador é uma das mais belas peças Côkwe, e um dos mais antigos artefactos de Angola. Ela representa todos os angolanos, sendo um símbolo da sua cultura nacional. A estátua pode ser vista como um homem ou uma mulher e representa a sabedoria e conhecimento. É esculpida numa posição de flexão, mãos na cabeça e as pernas cruzadas, simbolizando uma postura de reflexão.

Além das estátuas humanas, a arte Côkwe também contém diversas esculturas que retratam a glória, dignidade e pompa da realeza. Em sociedades tradicionais pré-coloniais, a escultura era uma actividade exclusiva dos escultores profissionais conhecidos como o Songi, que muitas vezes trabalhavam exclusivamente para realeza e outras chefias proeminentes. Eles são conhecidos por muitas obras reais, incluindo cadeiras, bancos, tronos decorados, equipes de cerimoniais, lanças, e cetros.

Leave a comment  

name*

email*

website

Submit comment