Your browser (Internet Explorer 6) is out of date. It has known security flaws and may not display all features of this and other websites. Learn how to update your browser.
X
Nota

Como é feito um Filme? O Ciclo de Produção por traz do seu filme preferido.

Como Dostoievski notou, todas aa Artes imitam a Vida de uma certa forma. O Cinema é uma instância particularmente interessante desta afirmação. Como forma de Arte, o Cinema consegue, por vezes nós influenciar de uma maneira mais visceral do que outras. Ela reúne duas das formas de comunicação que nos definem como espécie: o Visual e o Auditivo. O Cinema conta uma história, mostrando-a. Muitas pessoas perguntam-me acerca dos detalhes do meu trabalho “atrás dos bastidores”, perguntando “como são feitos os filmes”? Aqui encontra uma descrição sucinta do processo através do qual um filme é produzido.

Quase todos os filmes, principalmente aqueles produzidos para o consumo comercial, atravessam um ciclo de produção composto por cinco fases: conceção, planeamento, execução, revisão, e distribuição. Cada um destes, por sua vez, corresponde ás seguintes etapas de produção:

  1. Desenvolvimento
  2. Pré-produção
  3. Produção
  4. Pós-produção
  5. Distribuição

O ciclo de produção de um filme pode levar ate três anos. O primeiro ano trata do desenvolvimento, o Segundo da pré-produção e, o terceiro da pós-produção e distribuição.

Na pré-produção preparações são feitas para filmar. Elencos e equipas técnicas são contractadas, locais a usar são escolhidos e cenários são construídos. Durante esta fase a ideia para o filme é desenvolvida. Os aspetos legais subjacentes ao adquirir direitos (de livros, pecas de teatro e filmes anteriores) são resolvidos.

Durante a produção o trabalho de filmar, propriamente dito, começa. Vastas quantidades de gravações são realizadas. Estas fornecerão a “matéria-prima” que depois será modificada e polida durante a pós-produção.

Na pós-produção a preocupação é de editar o material existente de uma forma que o torne mais apelativo. Esta fase ser para melhorar o aspeto visual e auditivo do produto final. Diálogos entre personagens são editados, canções e trechos musicais são compostos e, efeitos sonoros são produzidos e gravados. Durante esta fase qualquer outro efeito visual que seja necessário poderá ser adicionado digitalmente através de CGI (Computer Generated Imagery). No final todos os elementos sonoros são misturados e juntados aos elementos visuais. Feito isto o filme está considerado acabado e pronto para distribuição.

Distribuição é a etapa final da produção de um filme. Nesta fase o filme é duplicado e embalado para exibição em cinemas ou para médias destinadas ao consumidor (DVD, Blu-ray etc). Poderá também ser preparado para “download direto”, através de um fornecedor autorizado. Devido aos altos riscos financeiros envolvidos ao produzir um filme bastante promoção de produto é feito. Campanhas de marketing bastante dispendiosas procuram maximizar o retorno do investimento num curto espaço de tempo.

Normalmente um filme poderá ser lançado numa festa de lançamento. Nesta poderão ser distribuídos press kits, posters, e outros materiais promocionais. Poderá também haver entrevistas para imprensa e sessões “pré-inaugurais” para a imprensa e convidados, bem como projeções do filme em festivais de cinema.

Assim, da próxima vez que for ao cinema para ver a próxima megaprodução, pense um pouco no longo processo envolvido. Estou ansiosamente aguardando “Skyfall” o 23º filme com a personagem James Bond. “Skyfall” será lançado no final deste ano como parte das celebrações do 50º aniversário de “Dr. No” (007 – O Agente secreto) e a seria de filmes James Bond.

O que vai ver?

Leave a comment  

name*

email*

website

Submit comment